Enabling poor rural people
to overcome poverty



O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó irá empoderar 18 mil famílias pobres rurais

Farmer in a cactus field in Vaza Barris community, Carira district. Cactus pulp is fed to cows during the dry season.
©IFAD/Giuseppe Bizzarri

Roma, 19 de outubro de 2012 – Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), do Ministério da Fazenda e do Governo do Estado da Paraíba assinaram um novo contrato de empréstimo que proverá USD 49 milhões em financiamento para atividades de empoderamento rural no estado da Paraíba.

“Por meio da construção de capacidades locais, fortalecimento das cadeias produtivas, trabalho com grupos marginalizados como mulheres e jovens, e disponibilização aos empreendedores rurais de ferramentas e tecnologias necessárias para criar negócios, nós esperamos melhorar os ativos das famílias, reduzir a mortalidade infantil, superar a pobreza rural e contribuir para o manejo de recursos naturais,” disse Iván Cossio, Gerente de Programas do FIDA para o Brasil.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase) irá beneficiar 18 mil famílias pobres rurais em 55 municípios e alcançará um importante número de beneficiários indiretos. O projeto foi viabilizado com um aporte financeiro do FIDA de USD 25 milhões, e com o Governo do Estado da Paraíba e os próprios beneficiários contribuindo outros USD 25 milhões.

O Projeto será executado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP) e será implementado em nível estadual por várias agências locais.

O Procase trabalha para desenvolver o capital humano e social, melhorar a produção e competitividade do pequeno produtor, combater a desertificação e promover o manejo sustentável do frágil bioma semiárido da caatinga.

O projeto prevê melhorar atividades econômicas e a renda de 18 mil famílias rurais pobres entre as regiões mais carentes do Estado da Paraíba, criar mais de 4.300 postos de trabalho e prover bolsas para 4.000 jovens rurais receberem treinamento em desenvolvimento de negócios. De maneira a proteger o delicado bioma da caatinga, o projeto estabelecerá 250 sistemas agro-florestais e promoverá práticas sólidas de manejo de recursos naturais entre os participantes do projeto.

O emprego não-agrícola é uma fonte importante de renda para as pessoas vivendo no interior do Brasil e o projeto busca melhorar a renda de produtores artesãos, pequenos mineradores e provedores de serviços rurais. 

“Apesar do Brasil ser uma das economias que mais crescem no mundo, a pobreza rural persiste, especialmente no nordeste do país, que apresenta o maior bolsão de pobreza da América Latina,” alega Cossio. “Por volta de metade da população rural do país vive abaixo da linha de pobreza e no nordeste – onde a falta de acesso aos mercados, tecnologias produtivas e educação são marcantes – aproximadamente duas de cada três pessoas vivem em pobreza.”

Os projetos financiados pelo FIDA no Brasil são implementados em nível estadual e o fortalecimentos de instituições locais e regionais é um importante componente no projeto.

“O projeto reforça o compromisso do Governo do Brasil, em nível estadual e nacional, em assegurar a inclusão social dos pobres rurais,” disse Cossio. “O significativo investimento do projeto é um passo importante para contribuir na reversão do ciclo da pobreza na região semiárida do nordeste do Brasil e na criação de um contexto favorável para promover o desenvolvimento sustentável”

Desde 1980, o FIDA aprovou mais de USD 210 milhões em financiamento para o Brasil, beneficiando diretamente aproximadamente 220 mil famílias pobres rurais.


Boletim de imprensa nº: IFAD/63/2012

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) trabalha com os pobres rurais para habilitá-los a cultivar e vender mais alimentos, elevar sua renda e determinar a direção de suas próprias vidas. Desde 1978, o FIDA investiu quase USD 14 bilhões em doações e empréstimos a juros baixos para países em desenvolvimento por meio de projetos que habilitaram cerca de 400 milhões a sair da pobreza, ajudando a criar comunidades rurais vibrantes. O FIDA é uma instituição financeira internacional e agência especializada da ONU com sede em Roma – o centro das Nações Unidas para alimentação e agricultura. Trata-se de uma parceria singular entre 168 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), outros países em desenvolvimento e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).